fbpx
Conteúdo Gratuito em Nosso Canal do Youtube. Com 3 vídeos de SEO Toda Semana.
Escola de SEO
25 de outubro de 2023

Como Indexar um Site ou Página no Google em 2023 – Método Rápido e Oficial do Google

CONTEÚDO DO POST

A melhor forma de sua empresa sobreviver é com presença na internet. E dentro dessa ideia o Google é a principal ferramenta. Uma forma de facilitar, e muito, especialmente se você tem um pequeno negócio, é indexar um site ou página no Google, facilitando assim para que o usuário que está pesquisando sobre o assunto encontre sua empresa.

Quer entender mais sobre isso e como colocar em prática na sua empresa? Então continue lendo esse texto.

Como indexar conteúdos no Google
Como indexar conteúdos no Google

Indexar uma página no Google é fundamental

Para indexar uma página no Google, você precisa utilizar a ferramenta Google Search Console. Eu considero ela muito importante para o marketing e ela precisa estar instalada em seu site e quem faz essa instalação geralmente é a empresa ou a pessoa que cria o seu site. Essa incrível ferramenta conta com várias funcionalidades que podem ajudar sua empresa.

Imagine que você acabou de postar um texto no seu site. Se você pegar o endereço, copiar e colar no Google, ele não vai ser encontrado. Pode demorar muitos dias para o Google entrar em seu site e fazer a indexação automática.

Nesse período, o que pode acontecer? Um concorrente pode ver seu texto, achar o conteúdo de qualidade e indexar primeiro. Assim, todas às vezes que alguém pesquisar sobre o assunto nesse período, o Google vai mostrar o site de seu concorrente. É por isso que eu sempre ressalto a importância de indexar assim que publicar o conteúdo.

Como indexar no Google na Prática

O processo de indexação é relativamente simples. Você vai pegar (copiar) essa URL e dentro da ferramenta Google Search Console colar para ver todos os detalhes. A ferramenta vai mostrar que a URL não está disponível no Google e você faz a solicitação. O tempo de espera é de um a dois minutos. E pronto!

Veja este vídeo onde mostro como fazer:

Veja o passo a passo:

  1. Acesso ao Google Search Console: Para começar, acesse o Google Search Console. Caso ainda não tenha configurado o seu site no Google Search Console, você precisará adicionar a sua propriedade. Existem diferentes formas de fazer isso, mas a mais recomendada envolve fazer ajustes no DNS do seu servidor.
  2. Solicitando a Indexação: Uma vez que o seu site esteja configurado no Google Search Console, você verá uma barra de pesquisa na parte superior da página. Copie a URL da sua página ou site e cole nessa barra de pesquisa. Se a página já estiver indexada, você verá uma marca de verificação. Se não estiver, clique em “Solicitar indexação”.
  3. Verificação de Indexação: Após solicitar a indexação, é importante notar que o Google pode não indexar a página imediatamente. Pode levar algumas horas ou até um dia ou dois. Para verificar se a sua página foi indexada, insira “cache:” antes da URL no navegador. Se a página foi indexada, você verá a data em que o Google capturou o conteúdo.
Google Search Console para indexar páginas
Google Search Console para indexar páginas.

Depois de algumas horas, se você testar no Google vai aparecer uma mensagem diferente. E no Google seu post estará nas buscas, o que é fundamental para o seu negócio. Às vezes, pode demorar mais de 24h.

Espero que você entenda a importância de utilizar ferramentas como essa para ter melhores resultados e aparecer no Google quando alguma pessoa está pesquisando exatamente sobre o tema que você trata. Um simples ajuste como esse pode tornar sua empresa visível no mesmo dia da publicação e auxiliar para fechar novos negócios.

Se a sua empresa tem site e ainda não indexa os posts ou páginas no Google, entre em contato com a a Vale da Web, uma empresa do Grupo da Escola de SEO: Agência de criação de sites. Assim você não vai mais perder oportunidades quando alguém estiver pesquisando sobre sua área de atuação no Google.

Veja também:

Indexação Instantânea no Google: envie até 200 urls por dia

Além do Google Search Console, há outras formas de indexar conteúdo no Google, como:

  • Instant Indexing do Rank Math: Uma ferramenta que permite enviar até 200 URLs em um único dia.
  • Pre-post SEO Google Indexer: Esta ferramenta não é oficial, mas pode ajudar na indexação. Basta inserir a URL e clicar na opção “ping”. Esta ferramenta também envia a sua página para outros motores de busca além do Google.

Neste vídeo, eu te explico mais sobre isso:

Resumindo este conteúdo sobre Indexar uma página ou site no Google

Indexar uma página ou site no Google é fundamental para qualquer empresa. Imagine que você não indexa um texto que acabou de publicar, seu concorrente encontra seu texto, acha o conteúdo bom e copia no site dele.

Sua empresa, além de perder tempo na produção do conteúdo da página, também tem grandes chances de perder o cliente para a concorrência.

Indexando a página do seu negócio no Google logo após a postagem você garante que vai aparecer nas buscas desde o momento da postagem e não corre riscos de perder seus materiais para o concorrente.

Outros conteúdos sobre seo que você pode gostar:

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários