Escola de SEO
3 de janeiro de 2022

O Que é NAP e Como a NAP Pode Ajudar no SEO?

A NAP significa NAME, ADRESS, PHONE, ou seja nome, endereço e telefone. O Google (falaremos de Google aqui) procura por esse tipo de sequência em sites.
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

O que é NAP? NAP significa NAME, ADRESS, PHONE, ou seja nome, endereço e telefone. O Google (falaremos de Google aqui) procura por esse tipo de sequência em sites. De uma forma simples e direta, o NAP são metadados para o Google entender a consistência de dados de uma empresa. Exemplo abaixo:

  • Name: nome da empresa (Escola de SEO – Por Luciano Arthur;
  • Adress: endereço da empresa (Rua Jericó, 719, Sala 02 – Blumenau SC);
  • Phone: fone da empresa ((47) 3091-1019).

A NAP Deve Ser Colocada no Meu Site ou Em Outros Sites?

Primeiro entenda que o Google precisa entender a sua empresa e encontrar consistência nos dados que ela possui na internet, dessa forma, se o robô do Google entra em vários sites em suas varreduras e encontra inconsistência das informações da sua empresa, logo ele não tem certeza e confiança em quem realmente sua empresa é.

A NAP, ou o NAP pode ser inserido dentro de sites parceiros (portais, guias telefônicos etc) e também dentro do seu site conforme explico mais abaixo.

Outro local interessante e super importante para trabalhar bem com a NAP é no Perfil da Empresa no Google, já que essa ferramenta do Google, então tudo leva a crer que o que está no Perfil da Empresa no Google tem grande valor e deve ser replicado para outros sites.

Evento Gratuito sobre SEO - Posicionamento no Google
Evento Gratuito sobre SEO – Posicionamento no Google

Dica de Ouro para Google meu Negócio (Perfil da Empresa no Google:

A NAP é muito conhecida entre os profissionais do Perfil da Empresa no Google (pelo menos os que estudaram na Escola de SEO e em alguns outros cursos da internet), já que em um cadastro na ferramenta do Google podemos inserir o Nome, Endereço e Telefone, além de vários outros dados. Se por exemplo no Perfil da empresa no Google você se denomina dessa forma: “Empresa XTZ Criação de Sites em Santos” e seu Endereço é Av. José da Silva, 451 e o seu telefone é 11 00000-0000, entenda que esses dados você precisa repetir em todos os lugares que você for cadastrar a sua empresa.

Se você tiver consistência o Google vai confiar melhor na sua empresa, e um detalhe, observe que eu coloquei uma palavra-chave Criação de Sites em Santos no nome da empresa de exemplo, logo, essas palavras chaves devem ser inseridas em todos os cadastros que você for fazer na internet, isso trará consistência do seu nome e o Google tende a aceitar mais o seu black hat.

Dica de Ouro para Inserção da NAP no Site:

Ao contrário do que muita gente pensa ou faz na prática, no site você deve usar a NAP, e sim! Isso é uma oportunidade porque ninguém está usando e se você usar de forma certa vai ter um resultado semelhante a este abaixo para uma resposta de uma busca, caindo nas graças do Google diretamente em um trecho de destaque na posição zero:

NAP Inserida em um site
NAP Inserida em um site

Observe na imagem acima que aparece também o e-mail, nesse caso a sequência da NAP teve o E, sendo assim fica a NAPE, há também quem use o NAPEW, que no caso o W seria o site.

Como utilizar a NAP de Forma Certa em um Site?

Para utilizar a NAP de forma correta em um site é muito simples, basta você ativar marcadores ao preencher a NAP, um exemplo simples assim já consegue fazer o Google entender os dados do seu site:

  • Escola de SEO – Por Luciano Arthur
  • Rua Jericó, 719 – Sala 02 – Blumenau SC
  • (47) 3091-1019
  • [email protected]

Obeserve a imagem do rodapé do site da Escola de SEO, é uma sequência igual a de cima.

NAP da Escola de SEO
NAP da Escola de SEO

Veja também a NAP da Agência Foco Local Especializada em SEO e presta consultoria de seo em Blumenau SC:

NAP Foco Local
NAP Foco Local

Você Sabia Que O Resultado da Imagem Abaixo foi Conquistado em Apenas 20 dias?

NAP Inserida em um site
NAP Inserida em um site

Para conseguir posicionar um site no Google é necessário muito trabalho, porém quando se conhece o caminho, logo a trajeto fica mais curto. Todos estes ensinamentos para o bom posicionametno no Google eu ensino nos cursos abaixo:

Google meu Negócio e os Segredos do Posicionamento Local

Curso Minha Agência de SEO – Tenha sua Eugência ou Agência e fature acima de 10k mensais

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.