fbpx
Conteúdo Gratuito em Nosso Canal do Youtube. Com 3 vídeos de SEO Toda Semana.
21 de setembro de 2023

Como instalar o Google Search Console | Passo a passo em 5 minutos

CONTEÚDO DO POST

Atualmente, cada profissional de marketing e criador de sites sabe da importância de ter suas páginas indexadas corretamente pelo Google.

Uma ferramenta poderosa que auxilia nesse processo é o Google Search Console. Se você ainda não a instalou, está no lugar certo!

Hoje, vou guiá-lo pelo processo de configuração do Google Search Console em apenas cinco minutos. Vamos começar?

Como instalar o Google Search Console passo a passo

Os passos são muitos simples, que você também pode ver em vídeo:

1. Pré-requisitos

Antes de começar, tenha certeza de que você está logado com sua conta de e-mail do Google. Este é um passo crucial e garantirá uma configuração suave à medida que avançamos.

2. Iniciando a Configuração

Depois de estar logado, clique no botão “iniciar” no Google Search Console. Se você ainda não tiver nenhum site registrado, verá uma tela solicitando que você adicione uma propriedade. Clique no botão “adicionar propriedade”.

3. Adicionando seu Site

Agora, você será solicitado a inserir o URL do seu site. Ao fazer isso, lembre-se de usar a opção de instalação por domínio – é a mais recente e recomendada pelo Google.

4. Verificação

O Google precisa garantir que você seja o proprietário do site ou tenha permissões adequadas para acessá-lo. Por isso, ele fornecerá um código TXT que você deve inserir na zona de edição DNS do seu painel de controle de hospedagem.

Se você estiver familiarizado com o cPanel, pode encontrar esta opção sob o nome “Editor de Zona DNS”. Lá, você pode adicionar um novo registro TXT com o código fornecido pelo Google.

Agora, uma observação importante: se você usa o Cloudflare (um serviço popular que ajuda a melhorar a performance e segurança do site), o processo é um pouco diferente, mas mais simplificado.

No Google Search Console, ao iniciar a verificação, você será direcionado para fazer login no Cloudflare.

Depois disso, simplesmente autorize o Google a acessar e verificar sua propriedade. Bem simples!

5. Conclusão e Primeiros Passos

Após a verificação, você terá acesso completo ao Google Search Console.

Daqui, você pode explorar uma variedade de recursos, como a seção de desempenho, onde o Google exibe informações valiosas sobre como as pessoas encontram e interagem com seu site.

Espero que você tenha achado esse guia útil!

Em breve, trarei mais conteúdos sobre como aproveitar ao máximo o Google Search Console. Até lá, feliz indexação e nos vemos na próxima!

Veja também Os Segredos para Receber as Melhores Avaliações no Google.

Gostou? Compartilhe:
Comentários