fbpx
Escola de SEO
28 de outubro de 2021

Conheça os Canais de Busca Orgânica no Google Analytics

CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

Conhecer os canais de busca orgânica no Google Analytics é muito importante para ver se a sua estratégia de SEO está sendo bem executada, ou seja, se tem aumento constante dos acessos orgânicos.

Neste artigo vou falar detalhadamente sobre quais canais englobam as buscas orgânicas no Google Analytcis.

O que é o Google Organic ou uma Busca Orgânica?

O Google Organic são acessos que chegam ao seu site através de uma busca no Google onde o usuário não clicou em nenhum anúncio e sim diretamente na área gratuita, onde os sites que aparecem ali tem um mérito (SEO bem aplicado ou não) por estarem melhores aos olhos do Google.

Sempre falamos muito do Google porque ele é disparado o primeiro buscador na Internet, porém qualquer outro site de Busca também vai gerar resultados orgânicos, por exemplo, o Bing também tem um resultado de busca com anúncios, e também sites que aparecem por lá com méritos de site bem desenvolvimento com SEO em mente. Assim como o Google, o Bing também precisa avaliar seus próprios critérios para destacar ou não um site nas primeiras colocações e assim se um usuário clicar no site, na ferramenta Google Analytics vai marcar como acesso orgânico vindo do Bing, mais abaixo você vai ver isso nas imagens no Google Analytics V3 e Google Analytics V4.

Evento Gratuito sobre SEO - Posicionamento no Google
Evento Gratuito sobre SEO – Posicionamento no Google

Como visualizar no Google Analytics os Acessos Orgânicos?

No Google Analytic V3 que é a versão antiga você pode ir nesse menu:

  • Aquisição > Todo o tráfego > Origem / Mídia
Aquisição de Origem Mídia Google Analytics - Organic
Aquisição de Origem Mídia Google Analytics V3 – Organic

Após entrar nesse menu você vai observar a direita uma opção para pesquisar, digite lá Organic, conforme a imagem abaixo:

Origem Mídia Organic Google Analytics V3
Origem Mídia Organic Google Analytics V3

Observe na imagem acima que várias vezes aparece a escrita Organic já que foi aplicado um filtro digitando Organic, note que existem alguns buscadores conhecidos e outros nem tanto.

No Google Analytics V4 (verão nova) você pode ir nesse menu:

  • Aquisição > Aquisição de tráfego
Aquisição origem mídia google analytics v4 - várias origens organic (1) (1)
Aquisição origem mídia Google Analytics v4 – Organic

Após entrar nesse menu você vai observar a direita uma opção para pesquisar, digite lá Organic, conforme a imagem abaixo:

Origem mídia organic Google Analytics v4
Origem mídia organic Google Analytics v4

Observe na imagem acima que várias vezes aparece a escrita Organic, já que foi aplicado um filtro digitando Organic, note que existem alguns buscadores conhecidos e outros nem tanto, mas o fato é que o Google será sempre soberano, pelo menos não vejo isso mudar de cenário tão cedo.

Como Aumentar os Acessos Orgânicos de Um site?

A resposta é simples, o site precisa conter as técnicas corretas de SEO, some isso a produção de conteúdo assim como você está lendo esse artigo e some isso a ter muitos backlinks para o seu site.

Se o seu negócio é local, você pode também trabalhar muito bem o seu Google meu Negócio para que você consita aparecer bem colocado no mapa do Google. O Google meu Negócio é algo pouco explorado no Brasil, assim como o SEO. Veja nossa relação de cursos de SEO para entender mais sobre esse mundo.

Vale lembrar que o Youtube também é excelente local você para ganhar acessos orgânicos, desde que você tenha um bom canal e com conteúdos excelentes. Conheça o Canal da Escola de SEO. A magia acontece quando você insere seus vídeos do Youtube dentro do seu site. Em breve farei um artigo detalhado sobre isso, esse conteúdo eu abordo detalhadamente no curso Minha Agência de SEO.

Veja mais conteúdos sobre SEO e Google Analytics:

Qual a diferença das origens / mídia no Google Analytics: nesse artigo é explicado as diferentes origêns mídias que aparecem no Google Analytics.

Como Colocar e Indexar um Site ou Página no Google?: nesse artigo é explicado como indexar uma página ou site inteiro no Google através da Ferramenta Google Search Console.

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}