Escola de SEO
17 de outubro de 2021

Como Colocar e Indexar um Site ou Página no Google de uma Maneira Rápida?

Aprenda de maneira simples como colocar e indexar um site ou Página no Google usando a ferramenta Google Search Console (antiga WebmasterTools).
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Aprenda de maneira simples e rápida como colocar e indexar um site ou Página no Google usando a ferramenta Google Search Console (antiga WebmasterTools). É fundamental entender sobre indexação no Google para fazer o seu projeto de SEO ter o melhore resultado.

Existem algumas maneiras de fazer a indexação, mas eu considero essa maneira explicada aqui neste post, a mais rápida, já que vamos usar a Ferramenta do Google para isso. O primeiro passo é você saber se o seu site tem o Google Search Console configurado de maneira correta, caso ainda não tenha, acesse esse artigo: Como Instalar o Google Search Console de Maneira Correta no Site?.

O Que é e Para Que Serve a Ferramenta Google Search Console?

A Ferramenta Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para ser instalada no site, isso através de um código inserido no site ou configuração através da inclusão de um dns na hospedagem do site.

Com a ferramenta instalada é possível acompanhar quais páginas o Google indexa do seu site, remover páginas indexadas no Google, ver desempenho do site com quais palavras digitadas no Google que o seu site aparece e quais são clicadas, incluir site map e/ ou retirar, analisar dados sobre experiência dos usuários que acessam o site, ver os backlinks que apontam para o site e outros detalhes.

5 Passos Simples de Como Colocar e Indexar Seu Site ou Página no Google

  • Acesse o Google Search Console;
  • Localize o seu site na Ferramenta:
  • Cole o seu site ou página que quer indexar;
  • Clique na opção de solicitar indexação e aguarde até 2 min;
  • O Google irá mostrar que a indexação foi solicitada e agora é necessário aguardar.

Confira o passo a passo com imagens:

Passo 1: Acesse o Google Search Console;

Google Search Console
Google Search Console

O acesso é feito com um e-mail @gmail ou um empresarial do Google.

Passo 2: Localize o seu site na Ferramenta:

Google Search Console - Ferramenta de Indexação de Sites e Páginas
Google Search Console – Ferramenta de Indexação de Sites e Páginas

Caso você acesse a Ferramenta Google Search Console e não apareça o seu site na listagem, possivelmente seu e-mail não tem a permissão para acessar os dados do Google Search Console, nesse caso tente contato com o desenvolvedor do site ou tente você mesmo fazer a instalação do Google Search Console.

Passo 3: Cole o seu site ou página que quer indexar e aperte enter:

Google Search Console - Inspeção de URL
Google Search Console – Inspeção de URL

Passo 4: Clique na opção de solicitar indexação e aguarde até 2 min:

Inspeção de URL - Solicitar Indexação
Inspeção de URL – Solicitar Indexação

Passo 5: O Google irá mostrar que a indexação foi solicitada e agora é necessário aguardar:

Indexação de url solicitada
Indexação de Url Solicitada

O tempo para indexação pode levar de minutos a horas ou até mais de 24 horas. Se o seu site for um site forte com muitos acessos orgânicos, o Google fará o trabalho mais rápido.

Em Quanto Tempo Vou Aparecer nos Primeiros Lugares Após Indexar?

Essa pergunta é respondida com depende, pois, há “n” variáveis para o Google entender a sua página como sendo uma página relevante para ser bem posicionada. Estima-se em média mais de 200 fatores de ranqueamento existentes no Algoritmo do Google (em breve vou postar um artigo com esses fatores), ou seja, você precisa atender o maior número de fatores possíveis. Aqui no Blog da Escola de SEO você encontra diversos conteúdos correlacionados.

Qualidade do conteúdo será sempre o mais importante. Veja o caso deste artigo que você está lendo, logo no começo deste artigo você vê passo a passo como indexar uma página ou site no Google, porém, se algo sair diferente das imagens apresentadas é porque há algum outro motivo que você precisa configurar, mas fato é que esse artigo aqui ajuda muita gente, portanto conteúdo de qualidade é fundamental para um resultado no Google.

Outro ponto fundamental são os backlinks: O que são backlinks?

Ainda sobre conteúdo, aconselho você ver este artigo sobre qual a importância de um blog para o seo.

Muito importante: há sim uma dificuldade de posicionar um site no Google, por isso, existe a profissão de SEO, a qual eu considero uma das profissões mais escassas no marketing digital brasileiro. Conheça os nossos Cursos de SEO.

Por que é Importante Para o SEO Indexar Uma Página assim que publicada na internet?

O Google precisa entender que você é o autor do seu próprio conteúdo, logo é importante sempre ao finalizar um artigo de blog ou uma página nova do seu site, que você ligeiramente indexe esse conteúdo para dizer ao Google, “ei esse conteúdo é meu”!

Imagine a situação de você trabalhar por 10 horas em um artigo incrível para o seu blog, você publica ele e o Google demora uns 5 dias para indexar. Nesse meio tempo o seu concorrente copia o seu artigo inteiro ou quase inteiro e publica ele e faz a solicitação de indexação, haverá uma probabilidade do artigo ser considerado para o seu concorrente e não para o seu site, portanto, corra e faça a sua indexação.

Aprenda mais sobre SEO, acessando estes artigos abaixo:

Porque Minha Empresa Não Aparece no Google meu Negócio / Maps?

Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.