fbpx
Escola de SEO
21 de maio de 2022

Aprenda Como Usar a Ferramenta de SEO SimilarWeb – Uma Maneira de Saber Quantos Acessos Tem os Seus Concorrentes

Com essa poderosa ferramenta de SEO você pode fazer literalmente um RAIO X do seu concorrente.
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

A ferramenta SimilarWeb é uma forte aliada no seu desenvolvimento como profissional de SEO ou como gestor do seu próprio projeto de SEO. Isso porque a ferramenta é rica em informações gratuitas para você ter bons insights sobre o seu projeto.

Por isso, eu vou te ajudar a entender um pouco mais sobre o SimilarWeb neste artigo.

Se não gosta miuto de ler, veja o vídeo sobre a Ferramenta SimilarWeb:

Ferramenta de SEO SimilarWeb – Espionando o site do concorrente

O que é o SimilarWeb e por que ele é importante

O SimilarWeb é uma ferramenta de SEO que permite você analisar a sua concorrência. Isto é, você pode pegar o site do seu concorrente e inserir no SimilarWeb e assim encontrar dados e informações relevantes a respeito dos acessos mensais do site.

Usar o SimilarWeb é uma maneira muito interessante de espionar o que a sua concorrência está fazendo no próprio site. Inclusive, é uma ferramenta quase fiel no que diz respeito a dados e informações, já que ela não é realmente a verdade absoluta do que você tem no Google Analytics do seu site.

Eu já fiz um comparativo com os meus clientes, comparando dados de Google Analytics e SimilarWeb. E os resultados foram próximos. Uma margem de erro de 10% a 20% pode ser aplicada e, assim, você terá dados ainda mais similares.

Mas agora eu quero te ajudar a entender como usar o SimilarWeb e como ele poderá te ajudar no SEO em suas análises.

Acompanhe!

Como usar o SimilarWeb para espionar o site do seu Concorrente

O SimilarWeb é uma ferramenta paga. No entanto, há uma versão gratuita que você poderá usar. É justamente essa versão gratuita que eu usei para montar este passo a passo. A ferramenta é muito rica em dados e informações, mesmo em sua versão grátis!

Desta forma, veja 7 passos para você começar a usar o SimilarWeb ainda hoje:

  1. Coloque o site do seu concorrente no SimilarWeb.
  2. Dados mensais de acesso.
  3. Duração média por visita no site.
  4. Taxa de rejeição no site.
  5. Países com maior número de acessos.
  6. Origens de tráfego.
  7. Concorrentes similares.

A seguir, entenda mais sobre cada item da lista.

1- Coloque o site do seu concorrente no SimilarWeb

Antes de mais nada, você precisa pegar o site do seu concorrente e colocá-lo na ferramenta SimilarWeb. Basta copiar a URL do site e colar na barra de pesquisa do SimilarWeb. Clique em “pesquisar” e aguarde as informações carregarem.

Como Usar o Similar Web
Como Usar o Similar Web

Atenção: sites com pouco tráfego não terão informações do SimilarWeb. Isso ocorre devido ao fato de que a ferramenta busca dados apenas de sites maduros e que realmente tenham informações disponíveis.

2- Dados mensais de acesso

Ao pesquisar pelo site na plataforma SimilarWeb, você vai encontrar um montão de informações interessantes. E a primeira delas, é a quantidade de tráfego que o site da sua concorrência tem. 

Essa será uma primeira impressão importante sobre o real tamanho do site da sua concorrência.

Os números funcionam assim:

  • K = Mil.
  • M = Milhões.

Isto é, um site com 10.9k de tráfego mensal tem 10.900 usuários por mês. Já um site com 1M de tráfego mensal, terá 1 milhão de usuários por mês no site.

Site da Globo no SimilarWeb
Site da Globo no SimilarWeb

3- Duração média por visita no site

Mais uma informação interessante que você pode extrair do SimilarWeb sem precisar do Google Analytics, é o tempo médio de sessão no site. Isto é, o tempo que um usuário único passa no site.

Duração Média da Visita em um Site SimilarWeb
Duração Média da Visita em um Site SimilarWeb

Eu considero essa informação de extrema relevância. E o Google também. Isso porque quanto mais tempo gasto dentro de um site, mais relevante é este site para os fatores de ranqueamento.

Afinal, isso significa que a pessoa busca mais informações, passa mais tempo lendo artigos ou vendo vídeos. O que para o SEO é ótimo!

4- Taxa de rejeição no site

Eu não poderia deixar de falar da duração média de tempo por usuário no site, sem falar da taxa de rejeição. Até porque, convenhamos, a taxa de rejeição assusta um pouco ao vê-la pela primeira vez, especialmente pelo fato de que há sites que passam de 70% de taxa de rejeição.

Taxa de Rejeição de Um Site Similarweb
Taxa de Rejeição de Um Site Similarweb

Isso significa que o usuário que chegou até o site não necessariamente encontrou o que gostaria ou navegou pouco no site, geralmente não passando de uma página e ficando poucos segundos, isso causa uma taxa de rejeição alta.

5- Países com maior número de acessos

O SimilarWeb em sua versão gratuita também permite que você faça uma espionagem sobre os principais países que levam tráfego para o seu concorrente.

Segmentação por País e Geografia do SimilarWeb
Segmentação por País e Geografia do SimilarWeb

No entanto, se o seu projeto tem outro viés e busca audiência de outros países, então você poderá ver onde há uma audiência qualificada a partir da sua concorrência.

6- Origens de tráfego

Uma das informações mais importantes e interessantes que você poderá ver no SimilarWeb, é a origem do tráfego. Isto é, de onde o público está vindo. Acesso direto? Busca no Google? E outras referências de acesso:

Origem de Tráfego Vista no SimilarWeb
Origem de Tráfego Vista no SimilarWeb

O SimilarWeb ajuda você a espionar quais são as principais palavras-chave que estão trazendo tráfego orgânico para o site. Além disso, você também pode observar se o tráfego orgânico é realmente a maior fonte de tráfego. 

Tráfego de Busca por Palavra-Chave SimilarWeb
Tráfego de Busca por Palavra-Chave SimilarWeb

Afinal, muitas vezes o tráfego pode ser alto devido a um forte investimento em Google Ads – tráfego pago. Tudo isso pode ser analisado através da versão gratuita do SimilarWeb!

7- Concorrentes similares

E ainda, outra excelente informação que você pode encontrar no SimilarWeb é ver os concorrentes e sites similares, veja um exemplo abaixo, onde a UOL, o Terra, e outros são concorrentes / similares da Globo.com.

Concorrentes e Sites Similares - SimilarWeb
Concorrentes e Sites Similares – SimilarWeb

Isto é, você pode encontrar sites similares ao site da sua concorrência. Muitas vezes você vai conhecer sites que não estavam no seu radar e, assim, poderá criar um plano de SEO ainda mais robusto e detalhado.

Navegue pelos sites concorrentes para encontrar novas oportunidades para o seu projeto e desbrave tudo o que você puder para melhorar a estrutura do seu site.

Eu espero ter te ajudado. Agora, use o SimilarWeb a seu favor e boas análises!

Veja mais artigos sobre SEO:

Site para Agência de SEO – Um Projeto da Escola de SEO

O Que é NAP e Como a NAP Pode Ajudar no SEO?

4 Principais Fatores de Ranqueamento do Google meu Negócio

Conheça os Canais de Busca Orgânica no Google Analytics

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}