Escola de SEO
20 de novembro de 2021

Textos Destacados Em Negrito Podem Ajudar no SEO?

Uma pergunta foi enviada para John Muller do Google perguntando sobre os benefícios de usar negrito em textos: É uma escolha puramente estilística? Ou também pode ser utilizado para fins de SEO?
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A resposta é que sim! Os textos destacados em negrito podem ajudar no SEO! Confesso que na minha vivência no mundo de SEO eu sempre usei o texto em negrito, porque em algum momento dos meus estudos com SEO em 2008 (quando iniciei) vi algo relacionado em um livro do Paulo Teixeira (era uma referência forte de SEO e foi um dos pioneiros de falar sobre SEO no Brasil). Seu livro foi lançado em 2008, desde então sempre usei o Negrito. A prova viva do livro está abaixo:

Livro SEO Otimização de Sites de Paulo Teixeira
Livro SEO Otimização de Sites de Paulo Teixeira

Quando comecei os estudos com o SEO, lembro vagamente de ter visto outros livros que também mencionavam sobre a importância do negrito, então, eu sempre usei e recomendo que todos usem, afinal, o próprio texto necessita de certos destaques para enfatizar os pontos principais.

Evento Gratuito sobre SEO - Posicionamento no Google
Evento Gratuito sobre SEO – Posicionamento no Google

John Mueller Confirma que Colocar Textos em Negrito Ajuda no SEO

John Mueller do Google confirma que colocar textos em negrito em um texto é importante e pode ajudar o SEO do seu site, pois isso permite que o Google entenda melhor o conteúdo.

John Muller do Google
John Muller do Google

Isso foi afirmado durante o hangout do horário comercial da Central de pesquisa do Google, gravado em 12 de novembro de 2021.

Uma pergunta é enviada perguntando sobre os benefícios de usar texto em negrito.

É uma escolha puramente estilística? Ou também pode ser utilizado para fins de SEO?

Mueller afirma definitivamente que ajuda o SEO. No entanto, até que ponto isso ajuda é relativo ao resto do conteúdo da página. No que se refere ao SEO, Mueller diz que texto em negrito pode agregar valor extra a uma página.”

John acrescenta ainda que o Google também consegue ter a capacidade de descobrir o que é importante dentro de um texto, mas o negrito pode sim, ajudar nessa descoberta.

O que eu acho sobre essa descoberta que não é tão descoberta assim?

O profissional de SEO deve estar sempre a testar novas possibilidades, afinal, o Google não vai te revelar o passo a passo para te colocar no topo, ele até te dar um caminho que são as diretrizes de boas práticas, porém nunca dará o caminho do pote de ouro.

Colocar o Negrito no meio do texto para reforçar o que você quer destacar ajuda o robô do Google a entender que esse trecho do texto é importante. Eu costumo repetir o negrito principalmente nas palavras correlacionadas que já estão no do title, description e h1, tags que são consideradas as básicas do SEO (entenda os erros mais comuns no seo aprenda os conceitos básicos e tags básicas do seo).

Observe que neste texto que você está lendo, acabei destacando algumas partes em negrito e nessas partes incluem justamente o que está no title, description e h1. De outro lado também destaquei frases chaves para chamar a atenção do usuário, que com o passar dos olhos poderá identificar o mais importante nos principais parágrafos.

Lembre-se que você deve fazer textos para os usuários, mas defendo também que você deve sim, pensar no robô, algo que você não vai ver escrito em todos os lugares, então que atirem as primeiras pedras.

Vídeo: John Mueller do Google Confirmou que o Uso do Negrito é Bem Visto Pelo Google

Assista na íntegra (em inglês) o comentário de John Mueller:

Para Mais Conteúdos Sobre SEO Veja Estes Artigos:

Como Identificar mais de 95% dos Sites na Internet com Problemas de SEO mais Comuns?

4 Principais Fatores de Ranqueamento do Google meu Negócio

Como Colocar e Indexar um Site ou Página no Google de uma Maneira Rápida?

Conheça o Curso Minha Agência de SEO

Aprenda SEO diariamente, me siga no Instagram.

Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.