fbpx
Escola de SEO
25 de agosto de 2022

Google Inicia o Lançamento da Atualização para Priorizar Conteúdos de Qualidade / Agosto 2022

CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

Parece que agora o negócio ficará mais sério. Conteúdos gerados por A.I (Inteligência Artificial) podem ter seus dias contados com a nova atualização do algoritmo do Google que visa priorizar conteúdos realmente de qualidade.

Mesmo conteúdos não gerados por A.I, pode ter seus dias contados, pois o Google nesse comunicado deixou claro uma série de fatores para entender a qualidade de um texto.

Na minha opinião acredito que o Google possa demorar para conseguir rebaixar conteúdos criados por A.I, afinal essas ferramentas estão muito top, logo se eu você criar um conteúdo falando sobre uma cidade em específico e postar esse conteúdo em um site de imobiliária, por exemplo, tudo tem conexão, porque imobiliárias falam sobre cidades, falam sobre bairros, logo é um tipo de conteúdo que dificilmente vai ser afetado.

Com essas mudanças os números do site podem subir ou descer, tudo depende de “n” fatores que essa atualização vai trazer por trás, algo que não teremos ideia até ver números dos nossos sites e dos nossos clientes subirem ou caírem.

Fato é, quem está fazendo o trabalho natural de conteúdo sem usar A.I, pode ficar com menos medo dessa atualização, agora quem usa A.I, pode fazer uma reza, porque alguma coisa deve acontecer.

O negócio começa nas pesquisas em inglês globalmente, logo Brasil está salvo por um tempo que eu não sei dizer, mas eles prometem chegar uma hora;

Retirado do artigo do Google:

Concentre-se no conteúdo que prioriza as pessoas

A atualização de conteúdo útil visa recompensar melhor o conteúdo em que os visitantes sentem que tiveram uma experiência satisfatória, enquanto o conteúdo que não atende às expectativas do visitante não terá um desempenho tão bom.

Como você pode garantir que está criando conteúdo que será bem-sucedido com nossa nova atualização? Seguindo as diretrizes de longa data para criar conteúdo para pessoas, não para mecanismos de pesquisa. Os criadores de conteúdo que priorizam as pessoas se concentram primeiro na criação de conteúdo satisfatório, ao mesmo tempo em que utilizam as melhores práticas de SEO para agregar valor adicional aos pesquisadores. Responder sim às perguntas abaixo significa que você provavelmente está no caminho certo com uma abordagem que prioriza as pessoas:

  • Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?
  • Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Após ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  • Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
  • Você está levando em consideração nossas orientações para atualizações principais e análises de produtos ?
Curso de SEO - Minha Agência de SEO
Curso de SEO – Minha Agência de SEO

Evite criar conteúdo para os mecanismos de pesquisa primeiro

Nosso conselho sobre ter uma abordagem que prioriza as pessoas não invalida as práticas recomendadas de SEO, como as abordadas no próprio guia de SEO do Google . O SEO é uma atividade útil quando aplicado ao conteúdo que prioriza as pessoas. No entanto, o conteúdo criado principalmente para o tráfego do mecanismo de pesquisa está fortemente correlacionado com o conteúdo que os pesquisadores consideram insatisfatório.

Como você evita adotar uma abordagem de busca em primeiro lugar? Responder sim a algumas ou todas as perguntas é um sinal de alerta de que você deve reavaliar como está criando conteúdo em seu site:

  • O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  • Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
  • Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, nós não).
  • Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV que não está confirmada?

A fonte sobre essa atualização está nesse site da Central de Pesquisa do Google: https://developers.google.com/search/blog/2011/05/more-guidance-on-building-high-quality

Aprenda mais sobre seo, fazendo o Curso de SEO mais completo do Brasil.

Outros conteúdos sobre seo que você pode gostar:

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}