fbpx
9 de junho de 2022

Google Trends – Pesquisando tendências de mercado para o seu negócio

Depois que você aprender o Google Trends você vai visitar ele de vez em quando para entender o que o mundo está buscando.
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google para te ajudar a descobrir tendências de pesquisa e de mercado. No entanto, é preciso saber interpretar o Google Trends para que as informações contidas lá sejam, de fato, relevantes para você.

Por isso, neste artigo eu quero te ajudar a entender mais sobre o Google Trends e como ele vai ajudar o seu negócio com poucos cliques. Tudo o que você precisa fazer é explorar, testar e conhecer a ferramenta. Depois você pega o jeito (eu garanto!).

Continue lendo ou se preferir veja o vídeo para aprender mais sobre o Google Trends:

Como usar o Google Trends?

O que é o Google Trends e como ele vai te ajudar

O Google Trends é a ferramenta oficial (e gratuita) do Google para ajudar as pessoas a entenderem as tendências de mercado. Isto é, a ferramenta do Google possibilita que você entenda o que as pessoas estão buscando e qual sua possível tendência futura do termo buscado.

Eu recomendo essa ferramenta para todos que querem entender o que está em alta em determinado momento ou o que já esteve em alta alguma vez.

Por exemplo, se você buscar pelo termo “vídeo locadora”, verá que a tendência de busca desse termo é uma queda livre. Afinal, as videolocadoras deixaram de existir muito por conta do surgimento da internet e dos streamings, como a Netflix.

Pesquisa no Google Trends com o Termo Vídeo Locadora - Queda Total
Pesquisa no Google Trends com o Termo Vídeo Locadora – Queda Total

Somente com base nesse exemplo, eu tenho certeza que você poderá ter um montão de novas ideias e insights para o seu negócio. Por isso, a minha dica é: tudo que você observar no Google Trends, olhe com a perspectiva do seu negócio. Tente entender onde determinados comportamentos podem se encaixar e, assim, você terá informações valiosas para o seu projeto. Seja ele online ou não!

Para ficar ainda mais claro como o Google Trends poderá te ajudar, eu separei uma lista de itens de como a ferramenta vai colaborar com o seu projeto:

  • Ideias de negócios.
  • Insights para o seu próprio negócio.
  • Criação de conteúdo com base em um assunto em alta.
  • Análise de mercados antigos.
  • Possível análise de tendência de um termo chave pesquisado;

Vamos a explicação de cada um deles:

Ideias de negócios

Se você está querendo desenvolver novas ideias para o seu negócio ou mesmo se você quer ter uma ideia de negócio, o Google Trends será uma ótima alternativa. Afinal, essa ferramenta é ótima para garantir que você esteja olhando para o presente e, principalmente, para o passado.

Assim sendo, por mais que o Google Trends não possa ler o futuro (porque ele não tem uma bola de cristal), ainda assim você poderá ter boas ideias de como determinados comportamentos vão refletir no seu negócio no futuro.

Se algum termo está começando a ser mais buscado, mês a mês ou ano a ano, interpretar isso é fácil: há uma forte tendência de mercado para esse termo. 

Por exemplo: os maiores picos de pesquisa para a palavra “academia” são em Janeiro. Por que? Porque é o momento em que as pessoas pensam em começar o ano com o “pé direito”.

Portanto, você sabe que esse é um bom momento para vender artigos relacionados à academia. Seja online ou não.

Participe do Grupo Exclusivo da Escola de SEO no Telegram.

Insights para o seu próprio negócio

Uma das melhores maneiras de usar o Google Trends, é a partir de uma análise do seu próprio negócio. Por isso, eu recomendo que você observe o Google Trends de tempos em tempos para entender como as pessoas estão se comportando de maneira geral.

Por lá, você conseguirá entender e “medir a febre” do que as pessoas estão, de fato, se interessando naquele momento. Por mais que o assunto de interesse geral não tenha nada a ver com o seu negócio, ainda assim, possa haver oportunidades de ouro para uma campanha de marketing, por exemplo.

Por isso, use o Google Trends para ter ideias e insights de fora para dentro do seu negócio. Use o interesse comum das pessoas para conseguir se posicionar em meio ao que está em alta.

Criação de conteúdo com base em um assunto em alta

Se você já produz conteúdo para a sua marca, produto ou serviço, sabe da importância do SEO. É com um bom SEO que o seu site vai ranquear no Google e as pessoas certas, na hora certa, vão encontrar o seu produto ou serviço. Você sabe o que é SEO?

Por isso, usar o Google Trends para ter ideias de conteúdo com base no que está em alta pode ser uma excelente alternativa. Principalmente se você já tem um blog ou mesmo uma área de notícias dentro do seu site.

Ao escrever um artigo ou gravar um vídeo sobre um assunto que está em alta, a chance de o Google entregar o seu conteúdo é ainda maior. Principalmente em redes de conteúdo que levam em consideração o que está em alta, como o YouTube e o Google News.

Participe do Grupo Exclusivo da Escola de SEO no Telegram.

Análise de mercados antigos

Uma das funções mais legais do Google Trends, é entender os mercados antigos. Isto é, você pode ver aquilo que já deu muito certo algum dia e hoje não dá mais (como as videolocadoras, que eu mencionei no início deste artigo).

Além disso, você também consegue perceber em que momento do mundo determinado termo começou a ser buscado. Assim sendo, você consegue fazer um estudo mais aprofundado sobre o que era o mundo no momento em que um comportamento específico “explodiu”. As ideias a partir desse estudo podem render ótimas oportunidades para o seu negócio!

Como o Google Trends faz as medições de volume de buscas

Quando o Google Trends mede alguma tendência, ele não usa o número exato de buscas por algum termo. Mas sim, ele faz uma média e dá uma “nota” de 0 a 100 para entender o quanto um termo é mais ou menos buscado na internet. Por isso, quando um assunto é muito popular, ele geralmente vai receber nota 100.

A nível de exemplo, imagine o BBB: nos momentos em que o programa está no ar, a tendência de buscas vai ser altíssima, nível 100. Mas durante o ano, quando o programa não acontece, essa tendência pode cair até zero.

Eu tenho certeza que, explorando, você vai descobrir uma infinidade de outras ideias dentro do Google Trends. Por isso, explore, faça testes e filtros e divirta-se!

Confira mais conteúdos:

Reaproveitamento de Conteúdo – Muito Importante no SEO e Marketing de Conteúdo

Google Lança Atualização para Rede de Pesquisas

Textos Destacados Em Negrito Podem Ajudar no SEO?

Como Identificar mais de 95% dos Sites na Internet com Problemas de SEO mais Comuns?

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}