fbpx
Escola de SEO
19 de abril de 2022

O que é SEO e qual é a Forma da Pronúncia? Entenda!

Entenda de uma vez por todas o que é SEO e qual a pronúncia correta a ser utilizada.
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

Entender o que é SEO é muito importante para quem deseja marcar presença na internet. Afinal, a internet não é apenas a mídia social. Muito longe disso, na verdade. E o SEO é uma ótima forma técnica e de conteúdo para aproveitar todos os recursos de posicionamento online que a internet oferece.

Neste artigo da Escola de SEO, entenda mais sobre o que é SEO, como usá-lo de maneira eficiente e como pronunciar essa sigla do jeito certo.

Se preferir, veja o vídeo do conteúdo deste artigo e obtenha todas as informações. Este vídeo é uma das aulas do Curso Minha Agência de SEO:

Evento Gratuito sobre SEO - Posicionamento no Google
Evento Gratuito sobre SEO – Posicionamento no Google

O que é SEO? 

Antes de mais nada, precisamos entender o que é SEO. E basicamente, o SEO é um recurso / técnica que você vai usar para posicionar o seu site no Google de maneira orgânica. Assim sendo, você vai posicionar o seu site sem que precise pagar por anúncios para estar entre as primeiras posições.

Veja um exemplo de posicionamento conquistado com SEO:

Como observar os resultados de SEO no Google?

No vídeo acima você pode observar ondem aparecem os resultados de SEO, praticamente em toda SERP (Search Engine Results Page) em toda a página de busca podemos assim “aportuguesar” a SERP.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Na tradução: otimização para os motores de busca. No caso, o motor de busca mais conhecido do mercado é o Google. Mas existem outros, como o Bing, Yahoo, Ask, entre outros.

No entanto, conseguir os melhores resultados na primeira página não é tão simples. É preciso considerar uma série de necessidades técnicas para criar uma página sólida, organizada e rápida o suficiente. O conteúdo, nesse caso, será o pilar central para o posicionamento orgânico a partir de SEO, ou sejá precisa ser produzido muito conteúdo de qualidade se você quer chegar ao topo.

Ainda neste artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre o que é SEO e como aplicá-lo na prática com algumas dicas básicas. Mas antes, precisamos esclarecer outra dúvida muito recorrente: como se pronuncia SEO?

Conheça o curso com mais alunos no Brasil de Posicionamento no Mapa do Google: Curso de Google meu Negócio e os Segredos do Posicionamento Local.

Curso de Google meu Negócio
Curso de Google meu Negócio

Como se pronuncia SEO?

SEO é uma sigla para uma frase em inglês: Search Engine Optimization. Por isso, você precisa pronunciá-la da forma certa, seguindo a pronúncia para as letras também em inglês.

  • Leia e pronuncie SEO da seguinte maneira aportuguesada: “Éssiou”.
  • Como não pronunciar SEO: “Cio, Siu”, entre outras pronúncias.
Pronúncia correta para a palavra SEO
Pronúncia correta para a palavra SEO

A Importância do SEO em um Plano de Marketing

Conforme você já entendeu o que é SEO e como pronunciar da maneira certa, é hora de entender qual é a importância dessa sigla tão importante para o marketing. Com um bom SEO (ou Éssiou), você vai poder alcançar muitos objetivos no marketing da sua empresa ou pessoal.

Veja alguns atributos de construir um bom plano de SEO:

  • Atração de leads qualificados.
  • Tráfego orgânico e posicionamento.
  • Branding para a marca e percepção de valor.
  • Topo de funil para converter em clientes depois.

A seguir, entenda mais sobre esses itens.

Atração de leads qualificados

O poder do SEO é fazer com que você possa estar no lugar certo, na hora certa. Isto é, você poderá aparecer para os seus potenciais clientes exatamente no momento em que eles estão procurando por alguma solução que você oferece.

Esse é o poder do SEO: ele faz com que alguém que está procurando alguma coisa, encontre uma página otimizada no Google (uma página com as técnicas de SEO aplicada) e que consiga oferecer o que a pessoa precisa.

O site da empresa ou prestador de serviços poderá, então, ranquear no Google de maneira orgânica e aparecer para quem estiver procurando por aquele produto ou serviço. É, literalmente, estar no lugar certo, na hora certa.

Nota: A forma orgânica citada é a forma que as ferramentas de análise de acessos de um site entendem que veio na forma gratuita, ou seja, a pessoa procurou no buscador e não clicou em anúncios e sim em algum resultado que estava lá por mérito, ou seja, SEO. Veja esse artigo para conhecer mais sobre as origens de Acesso de um site: Conheça os Canais de Busca Orgânica no Google Analytics

Tráfego orgânico e posicionamento

O tráfego orgânico é, muitas vezes, deixado de lado pelas pessoas que buscam vender no Google. Afinal, os anúncios passam a sensação de que as vendas vão acontecer mais rapidamente. Em alguns casos, isso com certeza vai acontecer.

No entanto, isso não significa que o SEO pode ser deixado de lado. Pelo contrário. Quanto mais bem posicionado no Google um site estiver, mais ele vai converter e mais ele vai economizar com anúncios no longo prazo.

É por isso que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Dificilmente um site conseguirá boas posições logo nas primeiras semanas no Google. Mas quando chegar nas melhores posições, as conversões serão muito altas.

Branding para a marca e percepção de valor

O SEO é também uma maneira de construir a percepção de valor e o branding da sua marca/empresa. Afinal, quando alguém pesquisa algo no Google, nem sempre essa pessoa quer comprar instantaneamente. Muitas vezes, ela só quer tirar uma dúvida ou aprender mais sobre algum assunto.

Logo, se a sua empresa estiver posicionada para essa pessoa, ela terá uma primeira boa impressão da sua marca. Dentro da jornada de compra de um consumidor, essa primeira impressão é importantíssima. Isso porque quando o potencial cliente estiver no momento de comprar, ele vai lembrar da sua marca.

Topo de funil para converter em clientes depois

Alguns tipos de conteúdos para se posicionar com SEO, são de topo de funil. Dito de outro modo, é quando a pessoa ainda não decidiu que vai comprar – mas ela vai comprar em algum momento.

Por isso, nada melhor do que captar o contato dessa pessoa para, lá na frente, ela eventualmente comprar algo da sua marca/empresa.

Formas de fazer um bom SEO para o seu site

Para fazer SEO, você vai precisar considerar alguns fatores muito importantes. Isso porque fazer SEO não é algo que se pode fazer do dia para a noite, até porque os resultados não vão aparecer dessa maneira.

No entanto, quando feito de maneira correta e seguindo uma certa estrutura de organização, as coisas vão fluir melhor.

Abaixo, veja uma lista de itens que você precisa considerar para fazer SEO para o seu site:

  • Tudo começa com uma boa palavra-chave: escolha uma palavra-chave para ranquear cada página. Foco é importante para o Google entender sobre o que se trata aquela página do seu site.
  • Título da página: É onde o Google vai ler sobre o que aquela página está tratando. O título precisa ter a palavra-chave escolhida.
  • Velocidade da página: Fundamental para posicionar na primeira página. Quanto mais rápido for o site, melhor para o Google entendê-lo como uma boa escolha para ser mostrado no topo.
  • Valor do conteúdo para o usuário: O conteúdo será o pilar da página para que o Google olhe com carinho e posicione nas melhores posições. Por isso, foque em construir um bom conteúdo!
  • Links internos e externos: Construa uma rede de links internos, ligando uma página a outra, de maneira que isso ajude o usuário. Além disso, o site também precisará receber links externos (backlinks), de outros sites, para que o Google entenda que o site é relevante e posicione-o nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, o seu SEO começa a ter um bom corpo nos motores de busca, viabilizando o crescimento do seu site. Bom desenvolvimento!

Mais assuntos sobre SEO:

Conheça o Curso de SEO para quem quer trabalhar com SEO: São mais de 70 horas de aula e um total de 207 aulas, com acompanhamento através de lives quinzenais.

3 AULAS SOBRE SEO COMO FUNCIONA O MERCADO DE SEO
3 Aulas Ao Vivo sobre SEO e Lançamento do Curso Minha Agência de SEO

Textos Destacados Em Negrito Podem Ajudar no SEO?

Como Identificar mais de 95% dos Sites na Internet com Problemas de SEO mais Comuns?

4 Principais Fatores de Ranqueamento do Google meu Negócio

Porque Minha Empresa Não Aparece no Google meu Negócio / Maps?

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}