fbpx
Escola de SEO
12 de maio de 2022

Reaproveitamento de Conteúdo – Muito Importante no SEO e Marketing de Conteúdo

Reaproveitamento Conteúdo é o que chamo de estratégia que 99% dos concorrentes não fazem. Dá trabalho? Sim! Tem Resultado? Sim!
CONTEÚDO DO POST
Gostou? Compartilhe

O reaproveitamento de conteúdo é, sem dúvida nenhuma, um fator importante que precisa ser considerado no seu plano de SEO e de marketing de conteúdo. 

Afinal, esse reaproveitamento é uma das maneiras mais eficientes de extrair ao máximo tudo o que você pode de um conteúdo criado.

Isto é, um conteúdo para SEO não precisa ter um “ponto final” apenas em uma plataforma. Um vídeo pode virar um artigo, que pode virar uma postagem no Instagram, que pode virar uma aula ao vivo para os seus seguidores e por aí vai.

Por isso, eu vou te mostrar, neste artigo, como você pode fazer um reaproveitamento de conteúdo estratégico.

Mas eu já adianto: é algo que dá trabalho! Só que, ao mesmo tempo, é algo que dá muito resultado no longo prazo.

Vem comigo nesse artigo para se aprofundar mais ou veja um resumo desse artigo neste vídeo:

Reaproveitamento de Conteúdo – Super Importante no SEO

O que é reaproveitamento de conteúdo para SEO?

Uma das coisas que eu mais percebo em determinadas estratégias de conteúdo, é a falta de profundidade na hora aproveitar uma ideia. Muitas vezes uma ideia básica de conteúdo pode gerar inúmeras outras oportunidades para você posicionar a sua empresa online.

Por isso, eu sugiro que você comece a considerar o reaproveitamento de conteúdo para SEO e marketing de conteúdo o quanto antes! Afinal, uma simples postagem na sua rede social pode render um montão de outros conteúdos associados, mais aprofundados e completos.

Esse é apenas um exemplo, mas que pode se aplicar em inúmeras outras mídias.

Sendo assim, eu separei três formas de reaproveitar o conteúdo. Veja como começar hoje mesmo a colocar isto em prática. A seguir veja:

  • Como fazer o reaproveitamento de conteúdo de vídeos;
  • Como fazer o reaproveitamento de conteúdo de artigos;
  • Como fazer o reaproveitamento de conteúdo das mídias sociais.

Como fazer o reaproveitamento de conteúdo de vídeos?

O reaproveitamento de conteúdo para SEO é algo incrível. Isso porque você tem muitas oportunidades de construir a sua presença orgânica no Google de maneira fantástica.

Se você já produz vídeos para o seu canal no YouTube ou mídias sociais, saiba que esses vídeos têm um potencial enorme de reaproveitamento, uma vez que você pode transformá-los em um artigo em texto completo sobre o tema tratado no vídeo.

Este artigo, depois que publicado no site da sua empresa, vai começar a ranquear no Google. Em pouco tempo, potenciais clientes chegarão até você através deste artigo, a partir de uma pesquisa no Google.

Potenciais clientes, estes, que não chegariam até você se não houvesse um reaproveitamento de conteúdo a partir do vídeo que você fez inicialmente no seu canal do YouTube ou mídia social.

Como fazer o reaproveitamento de conteúdo de artigos?

Sim, eu sei que você já deve estar com algumas ótimas ideias de reaproveitamento de materiais e conteúdos em vídeo. Mas se você ainda não tem vídeos prontos e não sabe muito bem por onde começar, o reaproveitamento pode te ajudar novamente!

Isto é, se você já produz conteúdo no blog ou site da sua empresa, saiba que estes conteúdos têm um potencial gigante para serem reaproveitados em outros formatos e mídias.

Assim sendo, eu sugiro que você transforme estes artigos em postagens para as redes sociais e até mesmo em vídeos para o seu canal do YouTube!

Se você não quiser aparecer nos vídeos, não há problema. Nesse caso, você pode até mesmo fazer a locução de trechos do artigo ou até mesmo do artigo completo e transformar isso em um vídeo com imagens do seu produto, serviço ou empresa.

E depois, você ainda pode colocar este vídeo no seu artigo – que acaba ajudando muito nos fatores de ranqueamento e SEO da sua página!

Leitura Indispensável - Livros de Marketing de Conteúdo
Leitura Indispensável – Livros de Marketing de Conteúdo

Os livros acima são indispensáveis para você entender mais sobre marketing de conteúdo:

Sugiro a leitura dos três, mas prestigie inicialmente o conteúdo do autor Rafael Rez que é sem dúvida um clássico do marketing e traz o todo que você precisa no marketing de conteúdo.

Como fazer o reaproveitamento de conteúdo das mídias sociais?

Para quem não tem nem blog e nem canal do YouTube, ainda há alternativa para reaproveitamento de conteúdo! Afinal, você pode usar o conteúdo que você já produz nas suas mídias sociais (Instagram e Facebook) e transformar isso em um conteúdo mais profundo.

Assim você vai reaproveitar o conteúdo de maneira ainda mais estratégica. Isso porque poderá ranquear este conteúdo no Google e YouTube e assim atrair novos potenciais clientes que eventualmente não estarão nas suas mídias sociais.

O que é melhor: Conteúdo novo ou conteúdo reaproveitado para SEO?

Se você ainda enxerga o reaproveitamento de conteúdo como uma prática ruim, eu quero te mostrar que, na verdade, não é bem por aí.

Afinal, reaproveitar não significa replicar conteúdo. Mas sim, significa aproveitar um tema e construir ainda mais assunto ao redor dele.

Por isso, vamos esclarecer o que é melhor: conteúdo novo ou conteúdo reaproveitado. 

Eu separei três tópicos que vão te ajudar a entender melhor:

  • O Google adora conteúdo novo;
  • Conteúdo para SEO deve ser sempre atualizado;
  • Novos insights podem surgir com reaproveitamento de conteúdo.

Case de Marketing de Conteúdo na Área de Cursos
Case de Marketing de Conteúdo na Área de Cursos

O Google adora conteúdo novo

Eu não posso deixar de afirmar que, para o Google, conteúdo novo é algo incrível. Sim, o Google adora conteúdo novo e ele sempre vai olhar com bons olhos para quem produz conteúdo com recorrência e qualidade.

Por isso, mesmo que você vá abordar a estratégia de reaproveitamento que eu estou propondo neste artigo, isso não significa que você deva parar de produzir conteúdo novo, ok?

No entanto, lembre-se: se você tem um vídeo no YouTube e vai transformá-lo em artigo no seu blog, isso não deixa de ser um conteúdo novo para o seu site! O melhor exemplo é este artigo que você está lendo, ele antes era um vídeo no YouTube e agora é também um artigo e pode virar também uma postagem numa rede social e quem sabe um episódio de podcast!

Conteúdo para SEO deve ser sempre atualizado

SEO é uma prática constante, regular e perene de manutenções. Isto é, você não pode criar uma página, otimizá-la uma única vez e deixá-la para sempre sem nenhuma atualização.

Da mesma forma que o Google gosta de conteúdo novo para valorizar o SEO do seu site, ele também gosta de conteúdos atualizados, com informações novas e acréscimo de conteúdo.

Novos insights podem surgir com reaproveitamento de conteúdo

E por fim, um dos maiores benefícios do reaproveitamento de conteúdo é a quantidade de insights que você pode ter com essa prática. Isso decorre do fato que você pode ter mais um montão de ideias de conteúdos novos, simplesmente pelo fato de reaproveitar um conteúdo antigo.

Você vai acabar percebendo que dá pra acrescentar algo aqui, algo ali e, quando vê, já tem uma nova ideia para um novo conteúdo.

E aí, gostou das ideias de reaproveitamento de conteúdo? Conte comigo para te ajudar nessa maratona (e não uma corrida de 100m) que é a produção e manutenção de conteúdo para SEO e marketing!

Veja também:

O que é SEO e qual é a Forma da Pronúncia? Entenda!

O Que é NAP e Como a NAP Pode Ajudar no SEO?

Textos Destacados Em Negrito Podem Ajudar no SEO?

Como Identificar mais de 95% dos Sites na Internet com Problemas de SEO mais Comuns?

Gostou? Compartilhe:
Luciano Arthur Bublitz
Publicado por Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web.

Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}